Mudança Pessoal

A vida não sai do lugar ou é você que não se mexe?
Quantas vezes você já acordou com a sensação de que as coisas não saem do lugar? Você deseja uma grande mudança de vida, mas a realidade parece apenas uma secessão de acontecimentos repetitivos?
Se você já experimentou essa sensação algumas vezes, pode ser o momento de refletir sobre a forma como você está levando a sua vida. Para mudar uma situação ou tirar um sonho do papel, é preciso, primeiro, assumir o controle da própria vida.Se você deseja fazer uma revolução individual, confira 10 dicas de como mudar individualmente e amadurecer como pessoa. E você, qual é o seu sonho?
Vamos lá: arregace as mangas, confira essas dicas fantásticas e comece a praticá-las hoje mesmo!

Seja Você Mesmo. O primeiro passo para assumir o controle da vida é reconhecer a própria essência. Procure entender a forma como você pensa e age, o modo como você fala e o que faz você se sentir bem. Depois, aprenda a respeitar a sua aparência: se você é uma pessoa alta, por exemplo, aceite e valorize essa característica, em vez de reclamar de algo que não é possível mudar. Não vale a pena esconder suas características pessoais apenas para ser aceito pelos outros. Valorize-se para ser respeitado pelo que você é de verdade e não pelo que você finge ser.
  
Não Minta Para Si Próprio. A melhor maneira de encarar a vida de forma mais honesta e leve é não mentir para si mesmo. Não Adianta, por exemplo, manter um padrão de vida que não corresponde aos seus ganhos reais apenas porque você gostaria de ser uma pessoa rica. Também não vale a pena tentar justificar um fracasso colocando a culpa em outras pessoas. Ninguém consegue sustentar uma mentira por muito tempo, principalmente quando está enganando a si mesmo.
  
Esqueça O Passado. Não fique remoendo e relembrando o passado o tempo inteiro. Um exemplo: se o seu atual emprego não o satisfaz, não adianta ficar repetindo para todo mundo que o antigo trabalho era muito melhor. O que passou, passou. Isso vale para relacionamentos amorosos, amizades, vida profissional, histórias familiar e experiências que você viveu em diferentes cidades. As boas lembranças do passado não devem ser usadas como justificativas para as reclamações de hoje. Inspire-se em tudo o que você já fez e use esses ensinamentos para aproveitar o presente de forma mais intensa.
  
Priorize Suas Necessidades. Se você é daquelas pessoas que deixam de almoçar para terminar um trabalho ou aceita ficar sem dormir só para agradar um amigo, cuidado: ignorar suas necessidades pode fazer mal a você. Ser solidário e proativo é bom, mas tudo deve ter limites. Lembre-se de que o seu esforço não pode comprometer a sua saúde nem a sua qualidade de vida. Por isso, antes de assumir uma responsabilidade ou aceitar uma proposta, analise quais são suas necessidades e não esqueça de cuidar de si mesmo. Afinal, você só vai conseguir ajudar outras pessoas e contribuir no seu trabalho se estiver se sentindo bem.
  
Não Espere Que Os Outros Lhe Tragam A Felicidade. Sua felicidade não depende de seus amigos ou de seus filhos. Ela também não depende do seu trabalho ou da sua cidade em que você mora. Não tente exigir que as pessoas ao seu redor sejam responsáveis pela sua alegria. Para ser feliz, é importante compreender que a felicidade é uma escolha pessoal que deve ser feita todos os dias, em cada gesto ou atitude que você toma. A felicidade está dentro de nós e depende da forma como encaramos os acontecimentos do dia a dia.
  
 
Encare Seus Problemas. Em vez de fugir, a melhor solução para resolver um problema é encará-lo.Isso vale para situações simples, como organizar a casa ou parar de se atrasar em compromissos, e também para desafios mais difíceis, como melhorar o convívio conjugal. Fingir que o problema não existe pode aumentar ainda mais o sofrimento e a frustração. Por isso, vale a pena fazer uma lista com tudo o que o incomoda e depois pensar nas soluções para cada um dos problemas. A casa está bagunçada? Coloque todos os objetos no lugar. Você não consegue cumprir seus compromissos? Faça uma agenda e procure dividir melhor o seu tempo.
  
Não Tenha Medo De Errar. Toda trajetória de sucesso inclui inúmeras tentativas e erros. Para acertar e vencer na vida, é preciso estar disposto a experimentar, fazer coisas novas e falhar. Pessoas bem sucedidas como Steve Jobs, empresário e criador da Apple, e Michael Jordan, um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos, falharam várias vezes até chegar ao topo.
  
Felicidade Não Se Compra. Só os ricos são felizes? Definitivamente, não. Apesar disso, muitas pessoas ainda acreditam que a felicidade está em carros importados, casas na praia ou roupas de marca. É verdade que alguns bens materiais trazem conforto e bem-estar, mas eles não garantem a felicidade de ninguém. Dar risadas, cultivar boas relações, ajudar outras pessoas ou caminhar em um parque são fontes gratuitas de felicidade.
  
Não Perca Tempo Com As Pessoas, Erradas. Evite manter contato com pessoas negativas, que só reclamam da vida e fazem críticas que não levam a lugar nenhum. Valorize os amigos que estão ao seu lado em todos os momentos e não aqueles que só querem tirar vantagem. Lembre-se: pessoas alegres e bem resolvidas deixam o ambiente mais agradável, enquanto pessoas que só veem o lado ruim da vida podem contaminar outras e transformar qualquer ambiente em um lugar mais triste.
  
10ª Não Se Culpe Por Antigas Falhas. Enganos fazem parte da vida de todo ser humano. Quem nunca disse algo que não deveria? Quem nunca se apaixonou pela pessoa errada? Quem nunca cometeu um erro? Apesar disso, não são nossas falhas que definem quem somos, mas a forma como lidamos com elas. Errar faz parte do aprendizado. Se você foi demitido por ter tomado uma atitude precipitada, por exemplo, não fique remoendo esse equivoco a vida inteira. Use o conhecimento que você adquiriu com os erros para mudar seu presente e seu futuro.